terça-feira, 6 de outubro de 2009

O bom inimigo

Quem nunca teve um inimigo levanta a mão! Mesmo que você não tenha um inimigo, é bem provável que haja uma pessoa que não goste muito de você, mesmo que não haja motivos concretos para isso. Há quem diga que isso é inveja.

Bom seria se todos nós tivessemos apenas amigos e que não houvesse rancor entre as pessoas, mas isso soa como utopia ou, quem sabe, como a idealização de um mundo perfeito. Na prática, o que se pode perceber é bastante diferente da realidade.

De tudo, o que se pode fazer é tirar proveito, mesmo das coisas que, talvez, sejam/ pareçam ruins. Um inimigo, por exemplo, é uma boa pessoa para nos ajudar a crescer. É verdade e eu explico o por quê.

Normalmente, o inimigo exalta aquilo que há de ruim em você. Como dizem, "violência gera violência", então brigar não vai adiantar. Ficar parado, olhando também não vai resolver o problema, então o jeito é usar eliminar um item da lista de provocações do "invejoso". Esta é a arma contra aqueles que desejam o nosso mal.

Na teoria, é fácil transformar pontos negativos em pontos positivos, mas para isso é necessária mudança de atitude e é isso que torna a tarefa difícil. Um gordinho que quer emagrecer, tem que comer menos e isso é difícil. Um pessoa que quer parar de fumar, tem que começar fumando menos e isso é difícil, logo tranformar defeitos em qualidades também é difícil. É mais cômodo deixar tudo como está.

Não estou dizendo que devemos criar personagens para nós mesmos, nem que devemos agradar à todos, mas quanto menos pessoas apontando e fazendo comentários, é melhor.

2 comentários:

  1. Eu concordo com um famoso ditato cujo autor eu desconheco: "Näo tenho inimigos, apenas concorrentes que gostariam de ser igual a mim".
    Acho que existem os 2 tipos de pessoas: os inimigos, que te podam, e impedem seu crescimento; E os concorrentes, esses sim valem a pena ter, e transforma-los em algo positivo.
    Grande abraco mano!!! Estou longe mas näo perco um post seu!!! kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Adoro uma briga. Se esta for com um filho de uma mãe invejoso nem preciso falar: não saio mesmo! Concordo com o Omar. Existem dois invejosos "O que quer ser vc" e o que "quer ser igual a voce". Parece redundante mas não é. Respectivamente, o primeiro quer sua posição e te deixar por baixo; o outro deseja estar junto de vc. Creio que os dois saõ necessários para o seu crescimento mas particularmente eu prefiro ter o tipo mais desgraçado do meu lado pois se um dia eu estiver mal por alguma coisa que deu errado pra mim, só de olhar pra cara dele e perceber o sinismo, vai ser motivo suficiente para conseguir forças e superá-lo. Quem quer ferro, com este será ferido hehehe.

    ResponderExcluir