quarta-feira, 3 de março de 2010

Meio-ambiente-se

Poucas pessoas ou muitas delas já perceberam, mas o mundo está em crise. Não crise financeira ou crise política, mas sim crise ambiental.

Não é de hoje que esse assunto é discutido, mas é difícil lembrar (até pela idade) de um início de ano tão tumultuado como o de 2010. Em pouco tempo, diversas coisas aconteceram: enchentes, terremotos, calor em excesso e frio também. Somente para fixar: tudo em pouco mais de três meses.

Os céticos, sempre "do contra", dizem que tudo isso é normal; os ambientalistas, protestam; o governo, discursa e nós o que fazemos? Lamentamos... pelos moradores de São Luís do Paraitinga, pelos mortos no Haiti, pelos desabrigados das chuvas, pela situação dos chilenos, ou seja, pelos últimos acontecimentos.

Com tudo que tem acontecido, todos saem perdendo, independente se é humano ou não. E isso chega à uma questão que serve, no mínimo, para se pensar: Se o homem está acabando com a própria existência, porque não parar com o que agride a nós e ao meio-ambiente? Talvez, porque, isso seja "caro" (traga prejuízo) para a economia mundial.

Não é à toa que assuntos como desenvolvimento sustentável, bio-combustível, aquecimento global ou política sócio-ambiental estejam na moda. Como diriam os antigos: "Ah, se essa moda pega!"

3 comentários:

  1. Acho que é visível que já estamos presenciando e vivendo o fim dos tempos, isso está estampados em nossas caras!

    E pouco está sendo feito para isso mudar, e concordo, nunca vi um ano começar TÃO mal como 2010 está começando!

    Realmente espero que as pessoas tomem mais consciência de seus atos, para salvar ao meio ambiente e a si próprias.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, 2010 não começou bem, pelo contrario.Cada dia que passa se faz notório a decadêcia do nosso meio-ambiente.

    E a CIÊNCIA como explica? !!!

    Muito bom seu artigo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Grande Gui!!!

    É isso ai... triste a sistemática em que vivemos, é impossivel o primeiro passo ser dado (por alguem/algum pais/alguma ong) com objetivo de reverter nossa situação...

    Esperaremos até o mundo dar o primeiro passo, ai sim entraremos em uma nova era... Entäo precisaremos nos acostumar com uma nova forma de pensar, trabalhar e agir... E por fim olharemos para o nosso passado e veremos como eramos mesquinhos, burros e egoistas (da mesma forma que fazemos agora quando recordamos de guerras e outras passagens vergonhosas do passado)...

    E a partir dai, sempre nos perguntaremos "Por que se precisou de tanto sofrimento para se chegar em um mundo melhor e quanta matéria prima e energia se foi em väo".

    Näo será o fim da humanidade, mas como em toda seleçäo natural, nesse novo mundo só os melhores sobreviveräo... Preparem-se!!!


    Grande abraço,
    Osmar Tradamus

    PS: Näo comentei o Jaspion pq näo eh da minha época...

    ResponderExcluir