quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Exemplificando a vida

Está aí um bom desafio: ser exemplo em tudo ou quase tudo! Quem sabe, essa não seja uma meta para este ano?

Em algumas ocasiões - dentro e fora da igreja - ouvi dizer que devemos dar/ ser exemplo; que as nossas atitudes devem mostrar o lado bom do ser humano (algo que anda meio esquecido). Mas esse ensinamento ficou marcado mesmo na época de serviço militar.

No meio de tantas regras e obrigações, uma das coisas que o militar deve ter consciência é que suas atitudes servem de referência. Por exemplo, se um soldado der um chute em um cachorro, com certeza, ele será criticado por quem ver. Claro que não são só os militares que devem fazer coisas boas para os outros, isso cabe à todos.

Por exemplo, ceder o lugar para pessoas idosas; se abaixar para pegar algo que caiu das mãos de alguém; ajudar alguém a carregar um punhado de coisas que tem nas mãos; ser honesto; ser sincero; demonstrar que se importa com o próximo. Biblicamente falando, "ame o seu próximo como a si mesmo" (Mateus 22: 39).

Se você bebe, não dê vexame; se fuma, respeite os que não o fazem; fuja de fofocas; seja manso nas palavras; não dê más respostas; respeite seus pais e/ou os mais velhos, dentre dezenas de outras situações, que podem ser uma fonte para demonstrar a boa pessoa que você é.

Como já foi falado, aqui mesmo, são coisas pequenas transformam o mundo e que são capazes de elevar a qualidade de vida das pessoas.

Acredito que a maioria já deve ter visto esse vídeo, mas ele mostra na prática algumas atitudes que podem - e devem - ser seguidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário