quarta-feira, 17 de julho de 2013

Contratam-se líderes

Esse não é um assunto novo e também não será a última vez em que se ouvirá falar das diferenças entre chefes e líderes.

Antes de tudo, alguns exemplos de líderes: Martin Luther King, Nelson Mandela e Mahatma Gandhi. O que eles tem em comum? Eles deram o exemplo, ensinaram como fazer na prática, mudaram a história de forma pacífica.

Quando algo está errado, o chefe aponta culpados, usa desculpas para justificar falhas ao contrário do líder, que analisa o erro e busca soluções para corrigi-lo, evitando situações semelhantes.

O chefe busca o respeito através da intimidação e do medo, enquanto o líder se esforça pra ser um exemplo de boa conduta, o que inspira seus subordinados a fazerem o mesmo, criando um respeito natural, além de fazer dele uma pessoa acessível.

O problema é que as pessoas estão perdendo o respeito pelo próximo, se achando mais importantes e melhores que o outro. Não dá pra entender o que se passa na cabeça de um cidadão assim, já que ele, provavelmente, tenha começado de baixo. Às vezes, o chefe é tão pequeno, que chegam a humilhar aquele de menor cargo.

Acredito que essa situação faz parte da Inversão de Valores a qual foi falada no último post e, também acho, que o mundo precisa de mais líderes e menos chefes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário